A instituição dos conselhos escolares e a gestão democrática na escola

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Autor(es): dc.contributorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorPüschel, Silvia Unbehaun-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68598-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Lorena Bruel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo apresenta a experiência de uma rede municipal de educação e a constituição dos seus Conselhos Escolares e discute uma análise sobre concepções de democracia construídas nesse contexto de gestão democrática, instituído pelos próprios documentos oficiais, autores e pelos sujeitos/comunidade escolar. Utilizando uma abordagem da pesquisa-ação, onde a intervenção foi a oportunização de uma formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação durante o ano de 2009 aos gestores e equipes das escolas, pretendeuse contribuir para reflexão sobre a democracia e a implementação de conselhos democráticos e autônomos que possam também contribuir para uma gestão mais participativa na escola. O presente artigo apresenta o trabalho desenvolvido, impressões dos participantes e propõe uma reflexão sobre a importância e a necessidade de oportunizar momentos de discussão entre os gestores e comunidade escolar, para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas instituições escolares sendo que esta não se faz apenas por decreto ou aprovação de uma legislação que deve ser cumprida. Ela é muito mais complexa e desafiadora, principalmente quando se propõe uma democracia que não é apenas representativa e "compartilhada" como estamos acostumados, onde O poder prevalece no sentido de luta por interesses próprios e particulares, mas onde os atores desse processo têm consciência de que podem organizar a comunidade em tomo da escola tomando-se instrumentos para execução do projeto de autonomia da instituição escolar. O desafio que se busca é de uma democracia que luta pelos direitos de todos, ou seja, principalmente o interesse daqueles a quem se representa tendo também o gestor consciência de que ele foi eleito para representar.-
Formato: dc.format33 f. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Título: dc.titleA instituição dos conselhos escolares e a gestão democrática na escola-
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