A violência nas escolas

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Autor(es): dc.contributorCastro, Ana Paula de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Roberto Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68596-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Paula de Castro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo aborda sobre a violência, considerando-se a frequência com que esse fato vem ocorrendo dentro do espaço escolar. A prática de violência encontrada nas escolas aponta para as formas que vão desde a depredação de prédios e instalações, à violência física e verbal entre alunos, alunos e professores, família e aluno, família e professores, destacando também assaltos e até mesmo casos que ocorrem homicídios no recinto. Surgem entre as principais causas: famílias desestruturadas, desigualdades sociais, grupos de referências, representados pelos amigos de alunos, tanto os de dentro como os de fora da escola, sobrevivência básica, trabalho infantil, narcotráfico e uso de drogas, porte de armas de fogo e falta de policiamento. Salienta-se que tais ações afetam o clima escolar, dificultando e impossibilitando o processo de ensino aprendizagem, logo a descrição das práticas de violência presentes no levantamento bibliográfico demonstra que na realidade a escola é atualmente, um dos alvos mais destacados nesse sentido. Para observar esse aspecto, um estudo de caso foi realizado em um colégio situado no município de Apucarana, Estado do Paraná, em que os pais questionam sobre a segurança de seus filhos, e quais seriam os fatores que estariam envolvidos na promoção das ações violentas no espaço escolar. Após a análise dos resultados, considera-se que o colégio se faz presente no combate à violência, não ocorrendo causas maiores. Conclui-se que com a contribuição da Associação de Pais e Mestres, Conselho Escolar e da comunidade escolar, trabalhando em ações voltadas ao combate à violência escolar como: a educação o respeito às leis, ao próximo e à propriedade, é possível reduzi-la, e a escola poderá preparar seus alunos para a educação e a cidadania plena, beneficiando também toda a sociedade.-
Formato: dc.format[31 f.].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e violência-
Título: dc.titleA violência nas escolas-
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