
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Monica Ribeiro da, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Autor(es): dc.creator | Mugnol, Reni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68595 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68595 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Monica Ribeiro da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo destina-se a analisar os fatores que proporcionam fracasso escolar dos alunos. Sabemos que a escola desempenha funções, não se limitando apenas em ser transmissora do conhecimento, isto porque a sociedade exige cada vez mais que os indivíduos aprendam os conhecimentos necessários para transformar sua vida e da sociedade. A prática docente deve estar atrelada, comprometida com o mundo real do aluno, pois ao ingressar na escola o aluno já tem conhecimentos prévios que precisam ser Iapidados. Através de um estudo teórico e pratico buscou-se demonstrar as causas do fracasso escolar. Para que sejam atingidos os objetivos educacionais é importante que os métodos sejam vistos como vivos, dinâmicos e, mais do que isso, sejam redescobertos e reconstruídos pelos alunos que, assim, sentir-se-ão sujeitos da própria educação e estarão aprendendo a redescobrir a realidade do mundo em que vivem. Se assim forem encarados e tratados, os conteúdos escolares deixarão de ser considerados chatos, sem sentido e sem utilidade, para tornarem-se atraentes e úteis, na medida em que vêm satisfazer a curiosidade dos estudantes e seu estudo traz-lhe prazer. A educação que visa o sucesso do aluno possui como prática a situação real local do mundo em que o aluno vive. Ao contrário disso, a escola proporciona uma educação parada no tempo, estática, sem significação para o aluno, provocando o seu fracasso e conseqüentemente a evasão, apresenta-se também o papel do Gestor Escolar nesse conte›‹to, cabendo a ele descobrir e analisar as causas e interferências do fracasso escolar buscando assim soluções. | - |
| Descrição: dc.description | Resumen: El artículo pretende analizar los factores que proporcionan el fracaso escolar de los estudiantes. Sabemos que la escuela cumple con su función, no se limita únicamente a Ia transmisión de conocimientos, esto es porque la sociedad exige cada vez más que los individuos aprenden las habilidades para transformar su vida y la sociedad. La práctica docente debe estar vinculada, comprometida con el mundo real de los estudiantes, ya que al entrar en estudiantes de la escuela ya tienen conocimiento previo de que necesita ser pulido. A través de un estudio teórico y práctico tratado de demostrar las causas del fracaso escolar. Con el fin de lograr los objetivos educativos, es importante que los métodos son considerados como viva, dinámica, y más que eso, son redescubiertas y reconstruidas por los estudiantes que se sienten así serán los temas de su propia educación y están aprendiendo a redescubrir la la realidad del mundo en el que viven. Si son vistos y tratados, el contenido de la escuela ya no puede oonsiderarse aburrido, sin sentido e inútil, para ser atractivo y útil en Ia medida en que satisfacen la curiosidad de los estudiantes y su estudio aporta placer. Deeducación dirigidos a éxito de los estudiantes tiene una práctica de Ia página real del mundo en donde vive el estudiante. Por el contrario, Ia escuela proporciona una educación detenida en el tiempo, estático, carente de sentido para el estudiante, que conduce a su fracaso y por lo tanto la prevención, también presenta el papel del administrador de la escuela en ese contexto, dejando a descubrir y analizar las causas y Ia interferencia de fracaso escolar como la búsqueda de soluciones. | - |
| Formato: dc.format | [24 f.]. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
| Título: dc.title | Gestão escolar e o fracasso escolar? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: