Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Moskuen, Sandra Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68593 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68593 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Cristina Cardoso | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo versa sobre a importância da escola e da família manter um trabalho coletivo, supondo que as duas instituições estejam abertas para o diálogo, auxiliando desta forma o desenvolvimento integral dos alunos/filhos. São primordiais as atitudes da família em relaçäo à aprendizagem escolar. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo e bibliográfica, onde se constatou que é imprescindível a integração família e escola, contribuindo para a gestão democrática e consequentemente a qualidade da educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This article approaches the importance of school and family to keep up a collective work, supposing that these two institutions are opened to dialog, helping in this way the full development of the students/children. The famiIy's attitude towards the school learning is from a great importance. The used methodology was a bibliographical and field research where we noticed how important is the integration family and school, contributing to the democratic management and consequently to the education quality. | - |
Formato: dc.format | [25 f.] : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Título: dc.title | A importância da interação escola-família no processo pedagógico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: