Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Ana Paula de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorKava, Veronica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68588-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Paula de Castro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as dificuldades que interferem na aprendizagem do aluno que trabalha e estuda à noite no Colégio Estadual Professora Joana Torres Pereira. Nesse contexto, foram discutidas diversas questões como: a) trabalho cansativo; b) Fatores econômicos, sociais e psicológicos; c) defasagem na aprendizagem; d) falta de tempo para estudar; e) evasão e repetência. Para tanto, a construção da problemática foi feita através da elaboração de um questionário com doze perguntas respondidas pelos 85 alunos do colégio. De posse desses resultados, pode-se fazer uma análise e chegar à conclusão de que as dificuldades que interferem nos estudos desses jovens são muitas e variadas. Ao verificar que todos os alunos do noturno trabalham durante o dia, verifica-se que o tempo disponível para estudar é muito pouco ou quase nada. O cansaço acumulado pelo dia de trabalho exaustivo atrapalha a concentração, dificultando o aprendizado dos conteúdos, levando a maioria a desistir no meio do percurso letivo por acreditar que não são capazes de aprender e conquistar resultados mais significativos nas avaliações.-
Formato: dc.format18 f. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas noturnas-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRepetencia-
Título: dc.titleAluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.