Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Ana Paula de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Kava, Veronica | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68588 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Paula de Castro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as dificuldades que interferem na aprendizagem do aluno que trabalha e estuda à noite no Colégio Estadual Professora Joana Torres Pereira. Nesse contexto, foram discutidas diversas questões como: a) trabalho cansativo; b) Fatores econômicos, sociais e psicológicos; c) defasagem na aprendizagem; d) falta de tempo para estudar; e) evasão e repetência. Para tanto, a construção da problemática foi feita através da elaboração de um questionário com doze perguntas respondidas pelos 85 alunos do colégio. De posse desses resultados, pode-se fazer uma análise e chegar à conclusão de que as dificuldades que interferem nos estudos desses jovens são muitas e variadas. Ao verificar que todos os alunos do noturno trabalham durante o dia, verifica-se que o tempo disponível para estudar é muito pouco ou quase nada. O cansaço acumulado pelo dia de trabalho exaustivo atrapalha a concentração, dificultando o aprendizado dos conteúdos, levando a maioria a desistir no meio do percurso letivo por acreditar que não são capazes de aprender e conquistar resultados mais significativos nas avaliações. | - |
Formato: dc.format | 18 f. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas noturnas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repetencia | - |
Título: dc.title | Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: