Evasão escolar no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorDierka, Maria Lucia Lubina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68586-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Lorena de Oliveira Bruel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a situação da Evasão Escolar entre alunos do Ensino Médio em uma instituição de ensino pública estadual situada no município de Prudentópolis. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e procura apresentar explicações teóricas-práticas para a situação de fracasso escolar. A evasão no Ensino Médio precisa ser compreendida no contexto de organização do ensino dual e excludente, que nega a realização dos direitos constitucionalmente garantidos para a população. A coleta de dados e análise sobre a realidade centrou-se nos documentos escolares relativos ao Projeto Político-Pedagógico e aos índices de rendimento e movimento escolar dos estudantes. Buscou-se fundamentação na vasta literatura existente sobre o tema, que contribuiu significativamente na elaboração de reflexões acerca das causas e consequências da evasão escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This article aims to analyze a subject that is part of everyday life in many public schools: The Dropouts, of high school students during the evening. Wanted explanations for this fact by mentioning some factors that are frequently addressed and that are strong allies in this case. To contribute reflects a lot about this subject Dropouts and their factors as the ability to understand these facts trough alternative current and developing practices to overcome a project, implemented in 2008, sought to stay in school and_ adherence to studies of students at risk of school dropout. This project involved with the union of society, parents, teachers an Student Association, the conference helps young students in the evening, to motivate them trough the studies that may work for a fairer society. Ends are seeking explanations for this fact, citing several factors that appear most frequently and which are highly influential in this case.-
Formato: dc.format23 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Evasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Fracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Escolas publicas-
Título: dc.titleEvasão escolar no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.