Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Gabriela, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Vicente, Valdeci Thomazini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68583 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68583 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Gabriela Schneider | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo tem como objetivo elaborar uma revisão de literatura que venha a contemplar as dificuldades de disciplina e convivência nas instituições escolares. Pretende-se discutir a problemática da disciplina com base na discussão das formas de melhorar a convivência e os conflitos internos na sala de aula, destacando, conforme os pressupostos de autores os conceitos e fundamentos que explicam esse fenômeno no ambiente escolar e a ação prática dos educadores no desafio de estabelecer uma boa convivência com seus alunos. A metodologia do estudo se orienta em pesquisa bibliográfica e exploratória com base nas contribuições teóricas de vários teóricos que realizaram estudos sobre a questão da indisciplina no ambiente escolar. Justifica-se a realização deste estudo com base no pressupostos de que o psicopedagogo poderá dispor de conhecimentos e de um saber-fazer que permita compartilhar esses conhecimentos com outros profissionais da educação para progredir em conjunto ou constante colaboração e em um trabalho coletivo, compartilhado, envolvendo todos os atores no fato educativo. Os resultados elencados demonstram que as normas estabelecidas pela escola são importantes para que os educados não extrapolem em condutas indisciplinadas, as normas escolares devem mais concretas nas ações e ser efetivamente discutidas com os alunos de forma democrática para que sejam discutidos temas como as diferenças culturais, as formas de convivência democrática como valores, hábitos e atitudes na sala de aula. | - |
Formato: dc.format | [26 f.]. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de sala de aula | - |
Título: dc.title | Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: