
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Monica Ribeiro da, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Autor(es): dc.creator | Lazzaretti, Vera Cristina Ferri | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68580 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68580 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Monica Ribeiro da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho objetivou discutir a gestão democrática escolar, seu vínculo indissociável, com as práticas pedagógicas e as ações contidas no projeto político pedagógico da instituição de ensino. Nesse contexto o diretor é um agente de suma importância, visto que uma liderança consciente o auxiliara na transformação da pratica administrativa, pedagógica e relacional no conte›‹to escolar, dessa forma, o trabalho busca discutir as principais questões relacionadas à atuação do diretor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa nas escolas, estando o diretor em consonância com as novas premissas das concepções educacionais e organizacionais para a construção de um ensino de qualidade. Um breve relato da reforma educacional histórica, na trajetória dos gestores nas escolas e a importância da eleição para a escolha de seus representantes. A contextualização ética traz como reflexões, condutas e propostas para que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento moral e social sobre valores e normas que regem as condutas humanas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to discuss the democratic management of schools, their inseparable bond with the pedagogical practices and actions contained in the political-pedagogical educational institution. ln this context the director is an agent of the utmost importance, since a conscious Ieadership to assist in the transformation of administrative practice, teaching and relationship in the school context, thus, the article discusses the main issues related to the role of director in the school, focusing on participatory and democratic management in schools, with the director in accordance with the new premises of educational concepts and organizational arrangements for the construction of a quality education. A brief account of the historic education reform, the trajectory of managers in schools and the importance of the election for the choice of their representatives. The context brings as ethical considerations, and conducts tenders for the school to perform a job that allows the development of moral and social values and norms governing human conduct. Keyword: Democratic management, school ethos and social function. | - |
| Formato: dc.format | [16 f.]. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretores escolares - Etica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
| Título: dc.title | O papel do diretor na gestão política pedagógica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: