Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Gabriela, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Donaire, Vera Lúcia Casaqui | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68497 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Gabriela Schneider | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Objetivando destacar a importância do afeto no desenvolvimento do ser humano, suas implicações nas variações do comportamento e seu resultado no processo educacional, elaborou-se esse trabalho. O desenvolvimento deste, baseou-se em pesquisas bibliográficas, textos e pesquisas de campo em escolas de ensino regular que oferecem a educação infantil. Há evidências de que sentimentos negativos diminuem a auto-estima e com isso levará danos ao desenvolvimento emocional e cognitivo. Ao longo da pesquisa foi-se investigando e checando informações, avaliando e trabalhando atividades de aspectos emocionais, sociais e pedagógicos sempre fundamentados na afetividade. Durante o trabalho observou-se que pessoas com prática emocional bem desenvolvida tem mais probabilidade de se sentirem satisfeitas e de serem eficientes em suas vidas. As que não conseguem exercer nenhum controle sobre sua vida emocional travam batalhas internas que incapacitam a concentração no processo escolar. Os resultados indicam que a criação, desde cedo, de um ambiente familiar de aceitação, respeito e apoio acaba por produzir uma melhora na auto-estima da criança que passa a sentir-se amada, o que, consequentemente, vai possibilitar o início da vivência de um processo de socialização. | - |
Formato: dc.format | [25 f.]. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto (Psicologia) | - |
Título: dc.title | A importância do afeto na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: