
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schneider, Gabriela, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Autor(es): dc.creator | Florindo, Paulo Cézar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68494 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68494 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Gabriela Schneider | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a avaliação do rendimento escolar, tendo em vista que esta sempre foi considerada uma grande problemática nas escolas públicas e privadas do país, faz-se necessário que ela seja discutida e repensada sob um novo olhar, a fim de proporcionar condições favoráveis para a formação integral do aluno a partir de um ensino de qualidade, demonstrar que a avaliação pode contribuir para a construção de um novo cenário, democratizando o ensino e não apenas medindo, classificando, excluindo, testando, verificando, domesticando, controlando e selecionando o aluno. A avaliação sob uma falsa neutralidade e objetividade é um instrumento que lança mão do sistema de ensino para o controle das oportunidades educacionais e para a dissimulação das desigualdades sociais que ela oculta sob a fantasia do dom natural e do mérito individualmente conquistado. | - |
| Formato: dc.format | 32 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Título: dc.title | Apontamento sobre a avaliação escolar na atualidade : conceito, funções e finalidades | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: