Construção coletiva do projeto político pedagógico da escola

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Autor(es): dc.contributorAnjos, Nara Angela dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorDurau, Márcia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68486-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68486-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Nara dos Anjos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho visa proporcionar uma reflexão sobre a importância da construção coletiva do Projeto Político da escola, como princípio de mobilização em busca de uma melhor qualidade de ensino na escola, partindo da sua realidade. A partir da análise de dados levantados, no Colégio Estadual João Ferreira Küster, utilizando-se de questionários de pesquisa exploratória do tipo quantitativo junto â comunidade, pretende-se estudar como acontece o processo de construção e aplicação do projeto político neste estabelecimento de ensino. Objetiva também propor uma reflexão crítica sobre a função de cada segmento escolar e as contribuições que podem dar. Pretende-se mostrar que é necessário a participação, envolvimento e comprometimento de toda a comunidade escolar nas decisões e ações da escola, para que se estabeleça a autonomia da escola que, consequentemente, influenciará positivamente a sociedade onde está inserida através do exercício da democracia; Ressalta a importância das Instâncias Colegiadas na democratização da escola; Sugere um estudo sobre o que é o projeto político pedagógico em uma perspectiva de gestão democrática e apresenta conceitos de Projeto Político- Pedagógico, sugerindo uma proposta de construção. Enfim, leva ao entendimento que o Projeto Político-Pedagógico, é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias â construção de uma nova realidade. Inclusive, a pesquisa parte do pressuposto de que é a democratização das relações que ocorrem no interior da escola, em direção â socialização do poder de decisão, que possibilitará a construção de um projeto político-pedagógico de fato coletivo e compartilhado por todos.-
Formato: dc.format[34 f.].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Título: dc.titleConstrução coletiva do projeto político pedagógico da escola-
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