Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Komar, Marcelo Fabrício Chociai | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68484 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68484 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Cristina Cardoso | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um dos grandes problemas relacionados com o cotidiano escolar, no que diz respeito ao problema da evasão escolar do Ensino Médio noturno. Nesse contexto, discutir a evasão escolar é tarefa desafiadora, onde faz-se necessário repensar e buscar ações para superar o quadro da evasão. Este problema, muito acentuado no ensino público noturno, tem preocupado as direções de escolas que não conseguem contemplar uma proposta didática emancipadora. Com o propósito de procurar compreender alguns determinantes da evasão e entender um pouco melhor os motivos que levam um aluno a se evadir da escola, ou seja, desistir temporária ou definitivamente da escola, vários pesquisadores tem dedicado o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa como que um grande número de alunos desperte o interesse pela escola e reflexões que esse educador possa fazer da educação. Nessa perspectiva, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações que possam fazer da escola um espaço democrático. Um local onde possa pressupor um alto nível de envolvimento dos alunos, de participação de todos os segmentos da escola em diferentes momentos significativos do seu cotidiano, especialmente naqueles que estabelecem os projetos político-pedagógicos que vão orientar as ações coletivas da escola no problema da evasão escolar. | - |
Formato: dc.format | [24 f.] : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas noturnas - Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização da educação | - |
Título: dc.title | A evasão escolar do ensino médio noturno | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: