A evasão escolar do ensino médio noturno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorKomar, Marcelo Fabrício Chociai-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68484-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68484-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Cristina Cardoso-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um dos grandes problemas relacionados com o cotidiano escolar, no que diz respeito ao problema da evasão escolar do Ensino Médio noturno. Nesse contexto, discutir a evasão escolar é tarefa desafiadora, onde faz-se necessário repensar e buscar ações para superar o quadro da evasão. Este problema, muito acentuado no ensino público noturno, tem preocupado as direções de escolas que não conseguem contemplar uma proposta didática emancipadora. Com o propósito de procurar compreender alguns determinantes da evasão e entender um pouco melhor os motivos que levam um aluno a se evadir da escola, ou seja, desistir temporária ou definitivamente da escola, vários pesquisadores tem dedicado o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa como que um grande número de alunos desperte o interesse pela escola e reflexões que esse educador possa fazer da educação. Nessa perspectiva, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações que possam fazer da escola um espaço democrático. Um local onde possa pressupor um alto nível de envolvimento dos alunos, de participação de todos os segmentos da escola em diferentes momentos significativos do seu cotidiano, especialmente naqueles que estabelecem os projetos político-pedagógicos que vão orientar as ações coletivas da escola no problema da evasão escolar.-
Formato: dc.format[24 f.] : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Evasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas noturnas - Evasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Título: dc.titleA evasão escolar do ensino médio noturno-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.