Avaliação escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorSoares, Lúcia Helena Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:23:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:23:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68482-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68482-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Lorena Bruel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: A questão da avaliação na educação existe e ninguém desconhece, portanto não há como negar que a avaliação é um dos grandes problemas que a escola possui e que precisa ser enfrentado para ser resolvido. Pensando assim, surgiu a motivação para buscar, através de uma pesquisa bibliográfica, causas e possíveis alternativas de solução ou compreensão para a problemática da avaliação escolar. Este estudo visa realizar um aprofundamento teórico no que se refere à avaliação, estabelecendo uma relação com as propostas desenvolvidas no contexto escolar. Partiu-se da trajetória percorrida pela avaliação no sistema da educação brasileira, constatando-se a dicotomia existente entre o ato de avaliar e de educar, bem como analisando a concepção que os teóricos têm sobre o tema, uma vez que a avaliação, de uma maneira geral, continua sendo vista e aplicada pelos professores como instrumento de pressão e controle, anulando desta forma o objetivo da educação. Constata-se que o ato de avaliar, na escola atual, exige uma mudança não só nas técnicas de avaliação, mas também na postura de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem a fim de que venha contribuir na formação do educando enquanto cidadão.-
Formato: dc.format25 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Brasil-
Título: dc.titleAvaliação escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.