O espetáculo inicia : mãos e vozes dialogam: uma pesquisa bibliográfica acerca da interação entre surdos e ouvintes mediante a linguagem teatral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchelp, Patrícia Paula, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorMachado, Celina Nascimento de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68477-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Patrícia Paula Schelp Taniguchi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo principal apresentar e compartilhar as pesquisas e as experiências vividas pela pesquisadora acerca do teatro para e com pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais e todos os seus benefícios ao desenvolvimento humano em perspectiva com a arte, a educação e a inclusão. Além de caracterizar a Libras na linguagem teatral, como meio de expressão, entendo como o surdo se constitui a partir de sujeito, como criador de arte e representante da Cultura Surda. Utilizando diversos autores da esfera do teatro para conceituar historicamente essa área do conhecimento e embasar técnicas cênicas, transpasso o campo da pesquisa, propondo o diálogo com autores da área da surdez. Diante da escassez de pesquisas teórico-metodológica sobre o ensino do teatro para surdos empregou-se a modalidade de pesquisa bibliográfica descritiva. Ao trazer os estudos do teatro para a educação foram utilizados os conceitos trazidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), em complemento com autores que relacionam o teatro com o aprendizado escolar dos estudantes e suas contribuições em seu desenvolvimento pessoal. Além de comparar três dissertações de mestrado acerca do tema teatro com surdos em âmbitos universitários nacionais e suas experiências práticas, para concluir e apresentar os resultados obtidos através desta pesquisa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEspetáculo teatral-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Interação social-
Título: dc.titleO espetáculo inicia : mãos e vozes dialogam: uma pesquisa bibliográfica acerca da interação entre surdos e ouvintes mediante a linguagem teatral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.