Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graziola Junior, Paulo Gaspar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Janaina Lemos, 1979- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:31:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:31:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68472 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68472 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Gaspar Graziola Junior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A musicalização é vista como um despertar, uma maneira de tornar a pessoa sensível e receptiva aos sons, desenvolvendo os instrumentos de percepção necessários para que o sujeito possa ser sensível à música, ou seja, aprendê-la, recebendo o material sonoro/musical como significativo, além de promover esse contato com o mundo musical já existente dentro dela. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é despertar a importância da musicalização por meio do cantar em um Projeto de Extensão de Teatro Musical como Inclusão Social. E para isso, os objetivos específicos são contextualizar o Projeto de Extensão "Teatro Musical Como Inclusão Social"; realizar um levantamento bibliográfico sobre as linguagens artísticas na Musicalização; e aplicar e analisar a vivência/experiência de Musicalização com enfoque no Canto. Como percurso metodológico, o trabalho fundamenta-se numa perspectiva qualitativa. Os participantes são estudantes entre 15 e 22 anos. Como instrumento da análise de dados foi aplicado um Grupo Focal, e como resultados principais, percebe-se a relevância do Projeto como potencializador do cantar pelos participantes. | - |
Formato: dc.format | 37 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canto - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espetáculo teatral | - |
Título: dc.title | O despertar da musicalização por meio do cantar no projeto de extensão "teatro musical como inclusão social" da UFPR Setor Litoral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: