Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Caldas, Andréa, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Liebel, Jussara Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68460 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Andréa Caldas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A necessidade de promover a articulação entre a escola e a comunidade a que serve e o entendimento de que a escola não é um Órgão isolado do contexto global de que faz parte, deve estar presente no processo de organização da escola, de modo que as ações a serem desenvolvidas estejam voltadas para as necessidades comunitárias. Em muitas regiões a escola é vista como uma das poucas entidades capazes de transformar e melhorar a comunidade. Sendo assim, esta passa a confiar na ação educativa e no professor e a ver a escola como um local onde possa se conscientizar e discutir seus problemas, buscar apoio e oportunidades. Este artigo buscou subsídios nas obras de autores como: Saviani, Nóvoa, Bencine, entre outros, a fim de compreender a importância da APMF para a promoção da participação efetiva de todos no ambiente escolar. A prática vivenciada teve como foco principal a análise da atuação da APMF na Escola Municipal Pirahy, refletindo sobre estratégias para que a atuação dessa Associação venha a se concretizar na prática escolar de forma contínua e eficiente. | - |
Formato: dc.format | 28 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
Título: dc.title | A associação de pais, mestres e funcionários : trazendo a família para a escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: