Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Ana Elisa Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Jéssica Carlos, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:28:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:28:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68454 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68454 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Ana Elisa de Castro Freitas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta reflexões acerca da ocupação dos espaços urbanos pela memória e imaginários de guerra. Uma cidade que ocupa seus espaços com a memória preserva sua história? O material escolhido provém do acervo de viagem realizado pela autora no ano de 2018, ao Leste Europeu, em cidades como Berlim (Alemanha), Budapeste (Hungria) e Cracóvia (Polônia). Explorando como essas cidades ocupam e preservam seus espaços com memórias da Segunda Guerra Mundial, questiona-se como, mesmo na Contemporaneidade, elas seguem dialogando com seu passado. A partir da preservação de monumentos, memoriais, cemitérios, vestígios de campos de concentração, prédios históricos e museus específicos, às cidades estimulam reflexões. Busca-se pôr em evidência o potencial desses lugares para estimular o imaginário, a memória e a identidade histórica nas cidades. No percurso de pesquisa, atenta-se para a potência de obras de arte que focalizam temáticas de guerra. Ao circular por espaços que extrapolam o local, tais obras deslocam e globalizam o raio de ação das memórias e efeitos de guerra. Por meio de instalações, exibições, exposições, a arte problematiza a memória, os imaginários de guerra e a história, pondo em tela suas questões . | - |
Formato: dc.format | 28 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segunda Guerra Mundial - 1939-1945 - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra mundial - 1939-1945 - Arte e guerra | - |
Título: dc.title | A expressão de uma gota em uma poça de sangue : a ocupação dos espaços pela memória | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: