A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Aparecida Reis, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorGomes, Aparecida Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68450-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Aparecida Reis Barbosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: As enormes transformações sociais decorrentes da política econômica, diante das novas tecnologias colocam em pauta, novamente, a questão educacional. Nesse contexto de mudanças, a prática desenvolvida no âmbito escolar passa a ser questionada, acusada de não cumprir o papel dela esperado: como formar pessoas capazes de enfrentar novos desafios desencadeados por essas transformações. O questionamento sobre a qualidade de ensino dispensada aos alunos levanta críticas aos docentes, responsáveis pela mediação do conhecimento, e as instituições formadoras de professores, por não prepará-los para o desenvolvimento de uma prática eficaz. O presente trabalho é resultado das preocupações, reflexões e investigações sobre a capacitação docente. Espera-se que professores busquem espaços, dentro das instituições, para uma reflexão partilhada sobre a prática pedagógica e sobre os saberes necessários à prática educativa. Essa busca se constitui em um processo de Formação Continuada. A Formação Continuada de professores não deve restringir-se a cursos esporádicos, mas estabelecer uma dinâmica permanente, proposta pelo Projeto Político Pedagógico, construído com o envolvimento de todos os profissionais da educação. Este estudo repensa a organização de estudos para Formação Continuada de professores de forma a propiciar a articulação da prática pedagógica a concepção Histórica Cultural e objetivar a superação da fragmentação e desarticulação de conteúdos, metodologia e objetivos. O destaque a formação continuada pautada na ação-reflexão-ação é pertinente em todo este estudo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The enormous social changes of economic policy in the face of new technologies put on the agenda again, the education issue. In this context of change, the practice developed in the school is to be questioned, accused of not fulfilling the role expected of it: as training students for new challenges triggered by these changes. The question about the quality of education afforded to students raises critical for teachers responsible for the mediation of knowledge, and teacher training institutions, not to prepare them for the development of an effective practice. This work is the result of the concems, reflections and research on teacher training. It is expected that teachers look for spaces within institutions, for a shared reflection on teaching practices and on the knowledge necessary for educational practice. This search constitutes a process of Continuing Education. The Formation of the teachers should not be restricted to sporadic courses, but to establish a permanent dynamic proposed by the Pedagogical Political Project, built with the involvement of all education professionals. This study rethinks the organization of training for Continuing Education of teachers in order to facilitate the articulation of the pedagogical design Cultural History and aim at overcoming the fragmentation and dislocation of content, methodology and objectives. The highlight of the guided training continued in action-reflectionaction is relevant throughout this study.-
Formato: dc.format29 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleA importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.