Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Simonato, Ivone Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68420 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68420 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmidt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa, que objetiva através de pesquisa, reuniões com pais, alunos e professores detectar e analisar algumas das causas que levam os alunos à indisciplina, à falta de motivação, desinteresse, pouca participação nas aulas e desrespeito com os professores. Problemas estes que vem afetando de maneira acentuada o trabalho pedagógico no Colégio Estadual Jardim Europa do Ensino Fundamental de quinta a oitava série no município de Toledo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, i e os instrumentos utilizados foram questionários para professores, alunos e pais. Os resultados desta pesquisa proporcionaram, aos professores, uma reflexão sobre as abordagens metodológicas utilizadas em seu trabalho, assim como uma análise sobre a realidade de cada turma, oferecendo condições para que o professor selecione estas abordagens de forma que o trabalho se torne mais produtivo, minimizando, assim, os problemas indisciplinares. Também possibilitou ao professor refletir melhor sobre seu papel diante a aprendizagem no ambiente escolar, para que esta ocorra num clima de participação e harmonia, propondo também estratégias que possam auxiliá-lo no desenvolvimento das ações docentes. | - |
Formato: dc.format | 31 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Indisciplina escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: