Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Biasi, Simoni Vilant de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Delenga, Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:39:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:39:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68415 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68415 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Simoni Vilant de Biasi | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo analisa alguns fatores escolares e extra-escolares que aumentam o risco de baixo rendimento escolar. Aponta que é imprescindível especialmente para aqueles alunos provenientes de famílias de baixo nível sócio-econômico e cultural - a incorporação dos pais na aquisição de ensino de seus filhos. Ademais, expõe que, mediante o desenvolvimento dos objetivos transversais, é possível criar na escola fatores protetores para um adequado desenvolvimento do aluno, o que favorece o rendimento escolar. Ambas as ações efetuadas de forma simultânea podem favorecer o êxito acadêmico dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This article analyzes some factors-school and school that increase the risk of poor academic performance. Shows that it is essential - especially for those students from families of low socio-economic and cultural - the incorporation of parents in the acquisition of teaching their children. Moreover, states that, through the development of cross-cutting goals, you can create in school protective factors for an adequate development of the student, which promotes academic achievement. Both actions taken simultaneously can promote academic success of students. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar. | - |
Formato: dc.format | [11 f.]. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixo rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
Título: dc.title | Alunos em risco de baixo rendimento e evasão escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: