Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Aparecida Reis, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Francielle Sanches | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68413 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68413 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Aparecida Reis Barbosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre o ensino da leitura na escola, e sua importância nos dias de hoje. Nesta reflexão é primordial analisar os fatores que impedem a formação de sujeitos leitores para que possa apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa a leitura. A leitura sempre teve e tem um papel social de grande interferência na sociedade, mas enquanto haver um sistema com caráter dominador, o processo educacional será sempre excludente. O trabalho de leitura, na escola tem por objetivo levar o aluno a análise e a compreensão das idéias dos sentidos. É muito importante que o leitor se envolva, se emocione e adquira uma visão de vários materiais portadores de mensagens na comunidade em que vive, buscando sempre a democracia. Com este trabalho também se quer esclarecer que ler não significa apenas passar os olhos por algo escrito somente decodificando-o, nem fazer a versão oral descritos, mas sim garantir ao indivíduo um espaço na sociedade para interação sistemática com a informação veiculada cotidianamente, e claro que contribuindo para a formação de cidadãos críticos na construção e reconstrução de novos conhecimentos. E assim proporcionar ao sujeito que ele se perceba como um ser histórico social. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This article aims at a reflex on the teaching of reading in school, and its import o clock today. This reflex lt analyze the primary factors that prevent the form the subject of readers in order to present ways of renewing oe qualifies in the pr policy pedag magic on reading. Reading has always had and has a great social role of interfer o clock in society, but as a system with no car Have mastered, the educational process be always exclusive. The work of reading, the school aims to bring the student to analyze and understanding Of the id Ideas of the senses. very important that the reader becomes involved, fit will touch and get a vis to rivers materials carry messages in the community where he lives, always seeking democracy. With this job M if you want to clarify that paragraph read The only means to scan for something written only decoding it, nor do the verses Oral described, but to ensure the indiv A Spanish duo The society for interaction the sistem practice with the information conveyed the daily, and of course contributing to the form of the citizens the in construction oe reconstruction new knowledge. So give the guy he is perceived as being a hist Rich social. | - |
Formato: dc.format | [29 f.] : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leituras para estudantes | - |
Título: dc.title | A leitura como fonte de prazer e aprendizado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: