
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Onilza Borges, 1940-2018 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Keller, Vicente | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1993 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68401 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68401 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Onilza Borges Martins | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 105-108 | - |
| Descrição: dc.description | Área de Concentração: Recursos Humanos e Educação Permanente | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Construir o perfil pessoal e profissional de um novo homem que possa trabalhar nas organizações, sejam elas empresas comerciais, indústrias e/ou instituições, direcionando suas atividades a uma gestão empresarial democrática nos níveis de decisão, execução e avaliação foi o objetivo deste estudo. A partir de dois pressupostos teóricos: o homem como valor real das organizações e a educação como prática social necessária à construção deste homem, o estudo realizou uma análise da visão histórica da administração no contexto das organizações modernas. Abordou o socialismo, o capitalismo e a social-democracia direcionando a análise para as questões políticas, econômicas e sociais de fundo, enfrentadas pelo administrador, visando sempre a resolução dos problemas encontrados pela gerência. Procedeu-se, também, com base no referencial teórico e nos aspectos considerados relevantes e presentes no contexto do progresso científico e social, um levantamento dos desafios que permeiam as ações do gerente no cotidiano das organizações empresariais comerciais, industriais e/ou institucionais. Mereceram destaque as reflexões sobre o papel que exerce a Universidade nos dias atuais e em prospectiva ao futuro. Ao final, considerou-se imprescindível desvelar algumas características essenciais do perfil profissional que deve possuir o administrador do futuro. São elas: possuir conhecimentos teóricos consistentes; realizar sempre uma práxis criadora; renovar todos os dias a sua visão de mundo para atingir melhor qualidade e produtividade na prestação de serviços; e mediar, sempre que possível as transformações sociais, econômicas e políticas no processo de interação das organizações versus ambiente. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to investigate the personal and professional profile of a new man able to work at commercial, industrial or institutional organizations, leading his activities towards a democratic entrepreneurial administration at decision, execution and evaluation level. Based upon the two theoretical conjectures that the man is the organization's real value and that education is a necessary social praxis in the building of this man, this dissertation analyzed the historical view of administration inside a context of modern organizations. It spoke of socialism, capitalism and social-democracy, focusing on political, economical and social background issues faced by the administrator, always aiming to solve the problems met by management. It also proceeded, with regard to the theoretical basement and the significant current aspects of scientific and social progress, on surveying the challenges that face a manager's daily actions in the daily of commercial, industrial or institutional business organizations. The dissertation highlighted, as well, the current role of University and its future perspective. Finally, it mentions some essential characteristic of the professional profile supposed for the administrator of the future. They are: to own a solid theoretical knowledge in order to improve steadily his service offer's quality and productivity; and mediate whenever possible economical, political and social transformation in the interaction process of organizations against environment. | - |
| Formato: dc.format | ix, 108 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração - Empregados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Os desafios no processo de administração participativa no contexto das organizações de hoje e do 3.º milênio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: