Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sandra Teresinha da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1999 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68392 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68392 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Dativa de Salles Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 201-212 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Acompanhando a tendência nacional e internacional, o Paraná tem passado nos últimos anos por uma série de modificações nos planos econômico, político e institucional. O governo do Estado vem implantando uma série de medidas para redefinir a matriz econômica do Estado. Paralelamente, vem introduzindo mudanças de ordem institucional e de gestão do poder Executivo, com o objetivo de atender às demandas geradas com o novo perfil econômico. No âmbito educacional, está se desencadeando uma reestruturação no ensino médio e educação profissional do Estado, por meio do Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Estado do Paraná - PROEM, que conta com recursos no valor de US$ 222 milhões, advindos do Tesouro do Estado e de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Buscou-se com este estudo avaliar a política de ensino médio e educação profissional expressa no PROEM, por meio da análise de seus documentos e proposições e pela verificação da forma como ele está sendo implantado na Rede Estadual da Educação. O método de análise adotado foi o dialético. Utilizaram-se as categorias de método contradição, totalidade e mediação e as de conteúdo qualificação profissional, ensino médio e escola unitária. Para avaliar a implantação do Programa, realizou-se pesquisa em Colégios Estaduais que aderiram e não aderiram ao PROEM e entrevistas com Conselheiros do Conselho Estadual da Educação do Paraná. Ao longo da realização do estudo, pôde-se verificar como o PROEM se insere na conjuntura econômica e política do estado, nacional e internacional e constatar o quanto ele é orgânico à atual fase de acumulação do capital, aos pressupostos do Estado Neoliberal e às mudanças econômicas e institucionais realizadas pelo governo do Estado nos últimos cinco anos. | - |
Formato: dc.format | 212 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Financiamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimentos na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | PROEM : Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná : uma política de ensino adequada à nova forma de acumulação capitalista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: