Os programas de saúde do trabalhador : pedagogia da saúde ou pedagogia do capital?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKuenzer, Acácia Zeneida-
Autor(es): dc.contributorDias, Gracialino da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMüntsch, Sandra Mara Alessi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:52:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:52:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68390-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68390-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Acácia Z. Kuenzer-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Graciliano da S. Dias-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 241-251-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho teve como objeto de pesquisa o ser humano no processo de educação para a saúde do trabalhador, desenvolvido através de programas realizados nas relações sociais e produtivas. Investiga o processo saúde-doença em sua dimensão social no exercício do trabalho, no interior de uma empresa, dentro daquilo que hoje se denomina reestruturação produtiva. O desenvolvimento deste estudo se deu em articulação com outro projeto denominado "Educação e Saúde de Trabalhadores em Setores Informatizados para a Qualidade", integrante da pesquisa em educação e trabalho realizada pelo Núcleo de Estudos sobre Reestruturação Produtiva e Educação do Trabalhador, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Para a realização deste estudo adotou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso. Foi norteado pela teoria do materialismo histórico e dialético. O estudo identificou as dimensões pedagógicas nos programas de saúde e segurança do trabalho de uma determinada empresa, tomando como referência a implantação do Programa de Qualidade voltado para a obtenção da certificação da International Organization for Standardization - ISO 14.000 e da norma British Standard - BS 8.800. As transformações do trabalho com a flexibilização, a intensificação e a desqualificação para as tarefas, bem como, as exigências de qualidade e a introdução de novas tecnologias e somando com o desemprego estrutural intensificou o desgaste físico e especialmente o mental. A investigação pôde demonstrar que a dominação do capital se exerce na exploração do trabalhador por meio da pedagogia do disciplinamento e do controle deste mesmo trabalhador ao nível de sua própria consciência. Ao mesmo tempo, o estudo mostra como o trabalho é possibilidade de realização do ser omnilateral, isto é, do ser humano integral.-
Formato: dc.format251 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de assistencia ao trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMedicina do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde e trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleOs programas de saúde do trabalhador : pedagogia da saúde ou pedagogia do capital?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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