
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kuenzer, Acácia Zeneida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Salezio Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1992 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68388 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68388 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Acácia Zeneida Kuenzer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educacão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 113-116 | - |
| Descrição: dc.description | Área de Concentração: Recursos Humanos e Educação Permanente | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho, os cursos noturnos da Universidade Federal do Paraná são analisados numa concepção de que o ser humano, enquanto espécie animal, nasce pronto, mas precisa ser humanizado. Este processo de humanização se dá no conjunto das relações sociais de trabalho. Com esta visão, os alunos são pesquisados como procura e os cursos noturnos como oferta. Enquanto procura, denota-se que os alunos dos cursos noturnos, embora já detenham um saber como trabalhadores, esperam encontrar no ensino universitário a qualificação profissional, na expectativa de uma vida mais digna. Com este propósito, eles buscam na UFPR os cursos noturnos, os quais lhes oferecem a gratuidade e a oportunidade de trabalhar e estudar. Estas condições de escolaridade levam o aluno trabalhador, na sua maioria, a frequentar um curso desarticulado do seu trabalho, como sua única opção, uma vez que não lhe foi dada a possibilidade de escolha. O que se constata é que os cursos noturnos da UFPR são extensões dos cursos diurnos. Ou seja, não existem cursos noturnos na UFPR. A infraestrutura, a proposta pedagógica e os conteúdos curriculares são os mesmos do período diurno. Como conclusão, pode-se afirmar que a UFPR não oferece a qualificação profissional procurada pelo aluno trabalhador, porque ela repete em sua estrutura e funcionamento, a divisão de classes do sistema capitalista. Como tal, ela oferece um ensino desarticulado do trabalho, que o torna desqualificatório. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this work evening courses of Federal University of Paraná are analyzed under the conception that the human being is born ready but has to be humanized. This humanization process occurs amid the social relationship of each individual within his work. According to this point of view evening students can be seen as searchers while evening courses are considered offererers. As searchers we can conclude that evening students although possessors of a special knowledge as workers, hope to find in the third grade the specific qualification which can lead them to a better life. Under this purpose they look for evening courses which are free and give them both, the opportunity of study and work at the same time. The condition supplied by University (no fees, few vacancies) plus conditions of students (majority are workers with low to medium economical level) leads evening students to attend courses many times disarticulated from their ideal professions, once they don't have the opportunity to do their real choice. Evening courses offered by University are in its majority just extinctions of diurnal courses, so we can say that there isn't specific evening courses m this University. Having the same infrastructure pedagogics proposals and curriculum of the diurnal courses, evening courses don't offers the professional qualification that workers students look for as long as it repeats in the structure the same kind of division of Capitalism System. As a conclusion we can say that Federal University of Paraná offers to evening students disarticulated evening courses which disqualify most of their courses. | - |
| Formato: dc.format | 112 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas noturnas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Os cursos noturnos da Universidade Federal do Paraná, enquanto motivação e demanda | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: