
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Monica Ribeiro da, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Autor(es): dc.creator | Moraes, Eliana Rocha Passos Tavares de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68365 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68365 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Monica Ribeiro da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta um recorte de uma investigação sobre evasão e repetência, realizado no Colégio Estadual Prof.Mãrio Evaldo Morski no município de Pinhão, estado do Paranã. Buscou-se este tema por se entender que a evasão e repetência, problemas sempre presentes na história da educação escolar brasileira tornando-se crônicos e assumindo proporções inaceitáveis em pleno século XXI. As investigações (re) caem na culpabilização de uns e de outros evidenciando articulações entre o discurso científico e o discurso moral, mas sem respaldo ou elencamento de soluções. Desta forma neste trabalho procurou-se analisar a evasão escolar no Colégio Est. Prof.Mário Evaldo Morski Ensino Médio e Normal, localizado no município de Pinhão. Sendo que, os dados quantitativos e comparativos colhidos indicam que a maior causa da evasão escolar no município poderá ser considerada como: a gravidez precoce, baixos salários, desemprego, falta de motivação dos pais para enviar os alunos à escola e a baixa autoestima generalizada entre os jovens que consideram que a escola não os prepara para o mercado de trabalho. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, onde os resultados colhidos apontam para as causas. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida pela metodologia de estudo de caso. Os dados analisados e comparados, apontam, centram as questões de evasão do aluno ao sistema social, educacional e cultural. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The avoid and repetition are problems every presentes in the history of Education brasilian school, become it chronic and assuming unacceptable proportion in the XXI century the researches fall back in inculpate ones and othes, evidencing links betuween cientificy speech and moral speech, but without basis or colleting of solutions. Some people the question of avoid in student, in their family in the sistems economic, politic, education or cultural. The question of school failure constitutes the most serions social problems of Brazil, in this the aviod would be how a consequence, is had been the product from one large and historic process, that engears the running of brasilian socety. We can't tobe innocent in realition all this and think that in some times, or in some place will haven't people exclud of the sistem, or that the school is injust and insuccessful establisment that always finish by reproduce the achool failure.The school, the teachers, the students are part of all structure of society that is stablished itself historicaly by unequaly, that always generated and still generate a production of remaider and excluded. We need as school, has a support from a net formed by phychologist, social worker with funny and sports activities, to see the students and their family in serions problems that envolv them and reverberate in the class room only we will can to reduce the avoid. | - |
| Formato: dc.format | 24 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Repetencia | - |
| Título: dc.title | Evasão escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: