Gestão escolar democrática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Diana Cristina de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorRogenski, Elvira M. Moser-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68363-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68363-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Diana Cristina de Abreu-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo aborda o quanto é importante o papel do gestor escolar, no que se refere â teoria e prática, e a sua competência face aos desafios e mudanças na educação. A realização deste artigo enfatiza o compromisso e o desafio de se implantar uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas públicas. Contextualizamos a nossa justificativa, o porquê de nossa pesquisa, o método que utilizamos que uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Buscamos destacar o conceito de gestão democrática e suas concepções teóricas, fazendo uma abordagem sobre a democracia dentro do ambiente escolar, não deixando de ressaltar a importância do planejamento participativo e a construção do projeto pedagógico como instrumento de grande importância para a melhoria do processo ensino-aprendizado do educando. A implantação da gestão democrática na escola Guia Lopes, na qual sou diretora, ainda é uma realidade muito distante, em virtude das muitas contradições encontradas. Concluímos que a partir do momento em que a escola abrir as portas a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se na prática da gestão democrática. Concebida como perspectiva de promover a inclusão, a gestão democrática propõe dar uma nova em face de escola, a qual possa refletir quem são os sujeitos que está no interior de seu contexto, por meio do respeito e do exercício da tolerância na diversidade sóciocultural, e assim proporcionar oportunidades iguais na sociedade brasileira.-
Formato: dc.format[23 f.].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleGestão escolar democrática-
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