
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Wilson João Marcionílio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Cleusa Aparecida dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68361 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68361 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Wilson João Marcionílio Alves | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho foi elaborado diante da preocupação em relação à responsabilidade dos envolvidos na avaliação escolar no Ensino Fundamental. Com base nos anos de trabalho e na dificuldade de inserir alunos, pais e educadores na prática avaliativa como processo facilitador de aprendizagem, e compreendendo que por meio da avaliação, é possível repensar a prática do planejamento e da avaliação por parte dos professores as reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição da Avaliação e de suas abordagens, tendo como finalidade a formação da consciência crítica de pais, alunos e professores e ao mesmo tempo, entendese que a mesma só tem sentido na medida em que a sua prática favoreça o aluno em relação à aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 21 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
| Título: dc.title | Avaliação escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: