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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bracht, Valter, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Corina Lucia Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Casagrande, Martha Monica Ruiz Leon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1993 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68351 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68351 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Valter Bracht | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Corina Lúcia Costa Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 197-202 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Sendo o interesse do presente estudo analisar as vivências motrizes no processo de socialização da criança de sete anos sob a óptica da família e a Instituição Pré-escolar (Lar Infantil) em Bogotá, foi necessário caracterizar alguns conceitos norteadores a partir da consulta à literatura sobre teorias de socialização, de desenvolvimento humano, sobre abordagens da educação e Tendências na pré-escola como também sobre abordagens do movimento humano. Posteriormente a fim de contextualizar o estudo na Colômbia e em Bogotá foi caracterizada a situação da família, da criança e da educação para seguidamente diferenciar as instituições que oferecem este serviço ficando identificado o Lar Infantil como instituição a ser pesquisada. A pesquisa de campo pretendia descobrir pistas que iluminassem o problema e foi realizada no Lar Infantil "Rayito de Sol" selecionando as crianças de sete anos com as famílias, a professora responsável por esse nível e a diretora da instituição. Após a pesquisa de campo e através das entrevistas e observações foi concluído que os agentes socializadores (formais e informais) das crianças pesquisadas, em Bogotá, compreendem as vivências motrizes como um recurso para conseguir o desenvolvimento de atributos relacionados a padrões estabelecidos - sejam estes morais, cognitivos, sociais, físicos ou de higiene - e como via de aproximação da criança com seu contexto social e de aprendizagem neste. Foi concluído, também, que é necessária uma proposta educacional que não esteja restrita nem à escola nem a um processo de educação formal, que na opinião da autora deve se aproximar da abordagem sócio-cultural de Paulo Freire. Foi concluído, ainda, que é necessária uma proposta de abordagem do movimento Humano que recupere a interdependência existente na visão Homem-Mundo e que na opinião da autora é a concepção dialógica para o Movimento Humano de Tamboer; portanto, recomenda-se a implementação dessas abordagens na Pré-escola e a revitalização do projeto do Lar Infantil com a inclusão desses novos fundamentos. | - |
| Descrição: dc.description | Resumen: Siendo el interés del presente estúdio, analizar las vivencias motrices en el proceso de soeialización del niño de siete años, sobre la óptica de la familia y la institución prescolar, Hogar Infantil, en Bogotá, fué necesario caracterizar algunos conceptos centrales, a partir de la consulta de la Iiteratura específica sobre teorias de socialización y de desarrollo humano, también con relación a abordajes de la educación y las tendencias en el prescolar y finalmente sobre abordajes del movimiento humano. Posteriormente, con el objetivo de contextualizar el estudio en Colombia y en Bogotá se caracterizó la situacián de la familia, del niño y de la educación, para enseguida diferenciar las instituciones que oferecem este servicio, identificandose así, la institución que seria investigada. La Investigación de campo pretendia descubrir pistas que ayudaran a iluminar el problema, por tanto, fué realizada en el Hogar Infantil, seleccionado los niños de siete anos con sus familias, la profesora reponsable por ese nivel y la directora de la institución. Después del trabajo de campo y a través de las entrevistas y observaciones se concluyó que los agentes socializadores (formales e informales) de los niños de siete anos del Hogar Infantil investigado en Bogotá, comprenden las vivencias motrices como un recurso para conseguir el desarrollo de atributos relacionados com patrones establecidos - asi sean estos morales, cognoscitivos, sociales, físicos o de higiene - e como via de aproximación del niño con su contexto social y de aprendizaje en este. Se concluyó que es necesaria una propuesta educacional que no esté restricta ni a la escuela, ni a un proceso de educación formal, que según la opinión de la autora debe aproximarse del abordaje socio-cultural, de Paulo Freire. Fue concluido también, la necesidad de una propuesta de abordaje del movimento humano, que recupere la interdependencia existente em la visión Hombre-Mundo y que la autora considera que és la concepción dialógica para el Movimento Humano, de Tamboer; portanto, se recomienda la implementación de essas abordajes para el prescolar y la revitalización del proyeto del Hogar Infantil com la inclusión de los nuevos fundamentos. | - |
| Formato: dc.format | xii, 202 f. : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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