
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pedra, Jose Alberto, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Assunção, Maria Laura Aquino Calado de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1998 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68346 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68346 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. José Alberto Pedra | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 107-110 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho procura abordar uma questão ainda bastante nova para os profissionais que se tornam educadores: o currículo. Aos curricularistas as observações aqui propostas talvez não transponham a barreira do óbvio, entretanto, aos inexperientes no assunto, estas considerações possam suscitar reflexões inéditas. Esta investigação se propõe a elucidar o processo de construção curricular a partir de suas bases teóricas. Neste caso, abordei, especificamente, o currículo do curso de Fisioterapia da PUC-PR, por se tratar da minha área de interesse e atuação. A partir de uma experiência prática (uma reforma curricular) desenvolvi alguns questionamentos que me estimularam a trilhar este caminho. A minha dúvida inicial concentrava-se em uma pergunta: Como iniciar a elaboração de um currículo? A bibliografia norteou minha resposta: um currículo deve apoiar-se em bases teóricas que lhe confiram sustentabilidade científica e filosófica e ao mesmo tempo o tornem exequível. Procurei clarificar estas bases de sustentação, abordando as teorias curriculares, o conhecimento compendiado da Fisioterapia aliado à sua história e a filosofia da universidade na qual o curso, e portanto, o currículo estão inseridos. Para percorrer este caminho, utilizei-me da abordagem hermenêutica, que me permitiu um tratamento de interpretação dos dados, conduzindo-me à compreensão. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The following work seeks to deal with an issue that is still relatively new to professionals from other areas that become educators: the curriculum. To curriculum specialists perhaps the observations proposed here do not go beyond the obvious, however, for the inexperienced in this matter, these considerations can inspire original reflections. The investigation proposes to elucidate the process of curriculum construction starting with its theoretical bases. I specifically approached the curriculum of the Physiotherapy undergraduate program of PUC-PR, as it is my field of interest and activity. Based on practical experience (a curricular reform) I developed some questions that motivated me to follow this path. My initial doubt concentrated on one question: How to start the elaboration of a curriculum? The literature led me to an answer: a curriculum must be supported by theoretical foundations that provide scientific and philosophical foundations and at the same time make them feasible. I sought to clarify these foundations by approaching the curriculum theories, the obtained knowledge of Physiotherapy allied with its history and the philosophy of the university in with the program, and therefore, the curriculum are related. In order to follow this path I used the hermeneutic approach, that allowed for the interpretation of data, leading me to the understanding. | - |
| Formato: dc.format | 106 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapia - Curriculos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Currículo do curso de fisioterapia da PUC-PR : uma proposta de sustentação teórica para o currículo numa perspectiva hermenêutica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: