Evasão escolar, causas e consequências no cotidiano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima - Palmas - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Cristiane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cassimara Rita Longhi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68325-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Cristiane Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: : Sabe-se que a evasão escolar caracteriza-se pelo abandono, pela desistência de continuar estudando e a grande maioria dos que evadem ou desistem tem um nível sócio-econômico baixo e deixam de estudar tendo em vista que os mesmos já reprovaram algumas vezes, o que faz com que isso passe a ser um dos maiores problemas do sistema educacional brasileiro. Pretendeu-se, ao longo deste artigo apresentar alguns problemas que envolvem a escola e a educação de uma forma geral na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima de Palmas Paraná. Será abordada a questão do homem e da cultura, pois a educação trabalha fundamentalmente com pessoas e nada mais justo que fazer um estudo, por mais breve que seja, do comportamento destes, enquanto seres humanos influenciados pelos processos educativos. A educação caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e sua aplicação. O ensino deve ser a combinação adequada entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa como atividade autônoma e independentemente do aluno, assim ele não deve ir a escola somente para assistir aula, mas sim, pesquisar e produzir, transformandose em agente útil da sociedade. A ação pedagógica implica numa relação especial em que o conhecimento é construído. Para tanto, exige do educando uma ação adequada às possibilidades de desenvolvimento de seus educandos. A educação não deve em hipótese alguma, desviar-se do seu caminho. Precisamos continuar a desenvolver esforços na busca afetivamente preparar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade. E para que isso aconteça, devemos buscar manter todos os alunos na escola evitando a problemática da evasão escolar.-
Formato: dc.format22 f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Brasil-
Título: dc.titleEvasão escolar, causas e consequências no cotidiano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima - Palmas - PR-
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