Jogos e brincadeiras na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Ana Paula de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorReis, Ângela Maria Teles dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68324-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Paula de Castro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: O projeto desenvolvido "Jogos e Brincadeiras na educação Infantil", no Centro de Educação Infantil Simoni, teve por finalidade demonstrar que o brinquedo é um ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento da criança, e que também proporciona o aprender através do brincar e do fazer. A execução do projeto procurou indicar os caminhos a serem planejados pelos professores da escola, levando os alunos às descobertas e à aprendizagem através do lúdico. Esses caminhos podiam estar bem próximos àqueles que eles já conheciam, bastando apenas existir intervenção do professor e condução no processo de aprendizagem. Além desses aspectos, o projeto teve por finalidade investigar como cada criança brinca e as relações e esquemas cognitivos criados por ela nesse processo. Durante a execução do projeto pode-se observar um clima distinto nas salas de aula, mais harmonioso e prazeroso. Após a aplicação das atividades, foi verificado maior rendimento das crianças participantes. Esses se interessaram mais pelas tarefas e jogos propostos, executando-as com mais interesse e zelo. Os educadores envolvidos no projeto puderam trabalhar seu planejamento em cima da proposta do tema sem dificuldades, tornando as aulas mais dinâmicas. Exercitando a criatividade, responsabilidade, concentração, coordenação motora, retenção visual e auditiva, memória das crianças, e noções básicas de cidadania e respeito ao meio ambiente, as brincadeiras foram executadas com espontaneidade e os brinquedos foram confeccionados pelas crianças, com materiais recicláveis, contando com auxílio de cada professor. Com esse trabalho pode-se verificar o quanto é importante a brincadeira dentro da Educação Infantil, pois é através do brincar que se verificam as manifestações das crianças, expressando tudo o que as rodeia pelo jogo lúdico e simbólico.-
Formato: dc.format17 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleJogos e brincadeiras na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.