Currículo e caos : uma abordagem introdutória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedra, Jose Alberto, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Luiz Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued1999-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68309-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68309-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. José Alberto Pedra-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 50-52-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação descreve o caminho que percorri para abordar o currículo utilizando como metáfora a teoria do caos. Consoante esta intenção, não parto de uma metodologia predeterminada e sim, procuro seguir o fluxo das questões que se apresentam durante o percurso. Enfatizo de forma metafórica, a visão do currículo tradicional como um sistema fechado e a visão do currículo baseado na teoria do caos, como um sistema aberto. Utilizo para isto a descrição das diferentes características dos sistemas dinâmicos dissipativos não lineares como base para uma nova forma de abordagem do ensino em geral e do currículo em particular. Além disso, faço um esboço das características de um currículo baseado na teoria do caos e a sua aplicação como sistema aberto.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation describes the route I followed to approach the curriculum utilizing Chaos theory as a metaphor. As such, I do not start from a predetermined methodology, but instead, I try to follow the flow of the questions that appeared during the process. I emphasize in a metaphoric way, the traditional view of the curriculum as a closed system, and the view of the curriculum based in Chaos theory as an open system. For this purpose, I used the description of different characteristics of the dynamic dissipative non-linear system as a foundation for a new form of educational approach in general, and for the curriculum in particular. Furthermore I sketch the characteristics of the curriculum in terms of Chaos theory, and as an open system.-
Formato: dc.format52 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCurrículo e caos : uma abordagem introdutória-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.