
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pedra, Jose Alberto, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Luiz Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1999 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68309 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68309 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. José Alberto Pedra | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 50-52 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação descreve o caminho que percorri para abordar o currículo utilizando como metáfora a teoria do caos. Consoante esta intenção, não parto de uma metodologia predeterminada e sim, procuro seguir o fluxo das questões que se apresentam durante o percurso. Enfatizo de forma metafórica, a visão do currículo tradicional como um sistema fechado e a visão do currículo baseado na teoria do caos, como um sistema aberto. Utilizo para isto a descrição das diferentes características dos sistemas dinâmicos dissipativos não lineares como base para uma nova forma de abordagem do ensino em geral e do currículo em particular. Além disso, faço um esboço das características de um currículo baseado na teoria do caos e a sua aplicação como sistema aberto. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation describes the route I followed to approach the curriculum utilizing Chaos theory as a metaphor. As such, I do not start from a predetermined methodology, but instead, I try to follow the flow of the questions that appeared during the process. I emphasize in a metaphoric way, the traditional view of the curriculum as a closed system, and the view of the curriculum based in Chaos theory as an open system. For this purpose, I used the description of different characteristics of the dynamic dissipative non-linear system as a foundation for a new form of educational approach in general, and for the curriculum in particular. Furthermore I sketch the characteristics of the curriculum in terms of Chaos theory, and as an open system. | - |
| Formato: dc.format | 52 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Currículo e caos : uma abordagem introdutória | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: