Cidadania cultural e formação de professores : a emergência de uma intelectualidade pública e o não-alijamento da contemporaneidade humana

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLunedo, Luciane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:08:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:08:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68307-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68307-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Dativa de Salles Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 192-205-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho configura-se como uma análise crítica da formação de professores no Brasil; tem como referencial de análise a relação existente entre Trabalho e Educação. O estudo apresenta discussões que têm orientado o debate acerca desta formação, explicitando reflexões e análises críticas da formação destes profissionais, entre as décadas de 70 aos dias atuais. Instiga a reflexão questionando os referenciais que se propõem interpretar, no tempo presente, a materialidade histórica dos processos de exclusão e alijamento da contemporaneidade humana pelo capitalismo mundializado. Para transitar na condição humana opta pelo legado ontológico, histórico e científico de Marx, buscando destacar a necessidade, ao se discutir a formação de professores no plano teórico e da práxis, de se trabalhar numa dimensão de totalidade concreta. A trajetória percorrida acompanha as transformações societárias como um desafio que se coloca em cada tema pesquisado. Aborda, para tanto, questões como trabalho, cidadania, intelectualidade pública, estética, linguagens e educação dos sentidos. Estas, pertencentes a própria trama das relações sociais e técnicas presentes nos processos de trabalho do contexto em que se realizam, ou não, as potencialidades ontológicas do trabalho humano. O estudo reafirma a atualidade da proposta de Marx e Gramsci que objetiva a educação omnilateral de todos os homens.-
Formato: dc.format205 f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCidadania cultural e formação de professores : a emergência de uma intelectualidade pública e o não-alijamento da contemporaneidade humana-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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