Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knechtel, Maria do Rosário, 1930- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Marins, Jose F | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1989 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68300 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68300 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Maria do Rosário Knechtel | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Mestrado em Educacão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 142-147 | - |
Descrição: dc.description | Área de Concentração: Desenvolvimento de Recursos Humanos e Educacão Permanente | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho propomos sistematizar a Análise Triádica como uma abordagem alternativa de intervenção nas instituições. Usamos a metodologia da Pesquisa-Ação e recursos teórico-práticos das ciências sócio psicológicas. Os pressupostos básicos são: - e instituição é uma instancia simbólica que estrutura a sociedade incorporando-se nas organizações, grupos e indivíduos; - as instituições são formadas de processos que expressam uma Simultaneidade Holística, como totalidade; - os processos são movimentos da Triadicidade Social: a) na Instituição: o Instituído, o Instituinte e a Institucionalização, cuja objetividade é a Organização; b) no Grupo: a dinâmica dos Subgrupos: Dirigente, Divergente e Convergente; c) no Indivíduo: o Pensar, o Sentir e o Agir. A operatividade grupal utiliza os analisadores Organização, Grupo e Indivíduo na sua Tarefa e Projeto dentro de um Vínculo educacional baseado na Educação Permanente como "ensinagem". Supõe a elaboração de um ECRO - Esquema Conceitual, Referencial e Operativo do consultor, da organização e do grupo-sujeito, cujas fontes teóricas são: a Teoria da Organização Humana de Muller, a Cibernética Social de Gregori, a Psicologia Social de Pichon-Rivière e Bleger e alguns aspectos da Análise Institucional. O estudo represente mais de dez anos de trabalho do autor como consultor e instrutor de treinamento e desenvolvimento. Apresenta ainda uma experiência prática resumida de trabalho de campo, e traz uma bibliografia específica pouco divulgada na área de desenvolvimento de recursos humanos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this work our purpose is to systematize the Triadic Analysis as an alternative approach of institution intervention. We use the Action-research methodology and practical-theoretical resources of social-psychological sciences. The basic assumptions are: - the institution is a symbolic instance which structures society incorporating itself in the organizations, groups and individuals; - institutions are formed by processes which express a Holistic Simultaneity, such as totality; - processes ere movements of the Social Triadicity: a) in the Institution: the Instituted, the Institutor and the Institutionalization which objectivity is the Organization; b) in the Group: the Subgroups Directing, Divergent and Convergent dynamics; c) in the Individual: the Thinking, the Peeling end the Acting. The operation of the group makes use of the analysers: the Organization, the Group and the Individual in its Task end Project within and educational Entail based on Permanent Education as "teach-learn". It assumes the elaboration of an "ECRO" - a conceptual, referential and operative scheme of the consultant, of the organization and of the subject-group, which references are: The Theory of Human Organization (by Muller), The Social Cybernetics (by Gregon), the Social Psychology (by Pichon-Rivière and Bleger) and some aspects of Institutional Analysis. This study represents more than ten years of the author's work as training and development consultant and instructor. It also presents a practical and concised fiel work experience and a specific bibliography not very known in the area of human resources development. | - |
Formato: dc.format | ix, 147 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Análise triádica : a simultaneidade holística dos processos institucionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: