
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Prestes, Irene Carmen Picone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:51:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:51:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1998 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68275 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68275 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Maria Cecília Marins de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 88-91 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nesta investigação de caráter teórico, busco compreender o ato interpretativo e o conhecimento em situação escolar e tomo como referência metodológica a investigação dialógica gadameriana em que texto e intérprete constituem horizontes de compreensão que se fundem Recorro à leitura de textos que clarificam o foco central do meu estudo e que revelam as concepções teóricas e as contribuições do campo da hermenêutica de Gadamer e de Ricoeur e da psicanálise lacaniana, no que estas teorias trazem de fundamentos à interpretação no processo do conhecimento pela mediação da linguagem Uma das conclusões resultantes deste estudo destaca que nas teorias hermenêutica e psicanalítica o ato interpretativo que o sujeito do inconsciente/da consciência realiza ocupa um lugar privilegiado no processo do conhecimento Finalmente concluo que separar sujeito do conhecimento do sujeito psíquico só é possível teoricamente, uma vez que na prática das relações educacionais o sujeito que se constrói psiquicamente que significa é o mesmo sujeito que conhece e que aprende. | - |
| Descrição: dc.description | Résumé: Dans cette recherche, à valeur théorique, je cherche à comprendre l'act interprétatif et la connaissance dans une situation scolaire et je prends comme référence méthodologique l'investigation dialogique "gadameriana" dans laquelle le texte et l'interprète constituent des horizons de compréhension qui se fondent Je fais appel à la lecture de textes qui clarifient le point central de mon étude et qui révèlent les conceptions théoriques et les contributions de l'herméneutique de Gadamer et de Ricoeur et de la psychanalyse de Lacan, dans ce que ces théories apportent des fondements à l'interprétation dans le processus de la connaissance par la médiation du langage L'une des conclusions résultantes de cette étude montre que, dans les théories herméneutique et psychanalytique, l'act interprétatif que le sujet de l 'inconscient/de la conscience accomplit, ocuppe une place priviligiée dans le processus de la connaissance Finalement, je conclut qu'il n 'est possible que théoriquement, séparer le sujet de la connaissance psychique, une fois que dans la pratique des relations éducationnelles le sujet qu'on construit psychologiquement que signifie est le même sujet qu'on connaît et qu'on apprend. | - |
| Formato: dc.format | 91 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da autoconsciencia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: