Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kuenzer, Acácia Zeneida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Horn, Geraldo Balduíno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1995 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68264 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 188-195 | - |
Descrição: dc.description | Área de Concentração: Currículo | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, cultura e trabalho, o encontro se deu de modo a explicitar as dissensões que ocorrem entre a proposta de ensino, sistematizada no Currículo Básico de 1991, e o cotidiano escolar. Esse documento, apesar de assumir um discurso marxista, propondo a se constituir em superação da Pedagogia-Histórico-Crítica, foi operacionalizado em seus baldios, retrocedendo à concepção da História fragmentada em etapas, conforme a mais arraigada tradição oitocentista. O emergir de tal resposta elaborou a demanda por novas abordagens para método, história e currículo, o que foi realizado a partir do próprio currículo e dos depoimentos dos professores e profissionais da área, buscando-se perscrutar o objeto da história, a noção de tempo e processo histórico. Assim, identificou-se a necessidade da prática social como ponto de partida, vivência que permite tanto construir a história, como olhar seus registros enquanto expressão desse processo. | - |
Formato: dc.format | 195 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - Estudo e ensino - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de historia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: