Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKuenzer, Acácia Zeneida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorHorn, Geraldo Balduíno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-29-
Data de envio: dc.date.issued1995-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68264-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzer-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 188-195-
Descrição: dc.descriptionÁrea de Concentração: Currículo-
Descrição: dc.descriptionResumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, cultura e trabalho, o encontro se deu de modo a explicitar as dissensões que ocorrem entre a proposta de ensino, sistematizada no Currículo Básico de 1991, e o cotidiano escolar. Esse documento, apesar de assumir um discurso marxista, propondo a se constituir em superação da Pedagogia-Histórico-Crítica, foi operacionalizado em seus baldios, retrocedendo à concepção da História fragmentada em etapas, conforme a mais arraigada tradição oitocentista. O emergir de tal resposta elaborou a demanda por novas abordagens para método, história e currículo, o que foi realizado a partir do próprio currículo e dos depoimentos dos professores e profissionais da área, buscando-se perscrutar o objeto da história, a noção de tempo e processo histórico. Assim, identificou-se a necessidade da prática social como ponto de partida, vivência que permite tanto construir a história, como olhar seus registros enquanto expressão desse processo.-
Formato: dc.format195 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Estudo e ensino - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de historia-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleTeoria e método em história : implicações didático-pedagógicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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