Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tedesco, Odirlei Acir | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária | - |
Autor(es): dc.creator | Wurr, Vanusa Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:35:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:35:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68257 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68257 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Odirlei Acir Tedesco. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo :A Contabilidade como ciência evoluiu muito desde o seu surgimento. Sabe-se que ela é fundamental no que se refere ao controle patrimonial e fornecimento de informações para tomada de decisão das empresas. No entanto, por envolver muitos trabalhos burocráticos, algumas empresas ainda não se utilizam de tudo aquilo que a contabilidade lhes oferece. Entretanto, cabe ao contador, como detentor das informações, além de estar sempre atento a novas exigências fiscais e tecnologias, orientar seus clientes sobre a importância de se utilizar os relatórios contábeis não somente para fins legais, como também para auxílio em projeções futuras e melhor desempenho das empresas. O contador possui responsabilidade solidária perante a empresa, e deve agir com legalidade, de forma a cumprir veemente as exigências do fisco e os princípios éticos prescritos por sua classe profissional, estando ciente de que agindo de má-fé ou em conluio a clientes porventura fraudulentos, estará prejudicando não somente aos profissionais contábeis, como a sociedade num todo. Nesta pesquisa foram aplicados questionários a cerca de 50 empresas enquadradas como Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, com atividades de comércio e serviço. Tais questionários tinham como objetivo relatar a utilização da informação contábil como ferramenta de gestão por parte das empresas, sua visão do contador, e a importância da contabilidade do ponto de vista daqueles que utilizam como meio de auxílio na tomada de decisão. Os resultados alcançados com as respostas das questões foram representados em gráficos. Maior parte das empresas pesquisadas possui contabilidade externa. Muitas delas, mesmo afirmando receber relatórios financeiros periodicamente, fazem pouco uso dos mesmos para tomada de decisão. Além disso, muitos gestores acham que o contador é um mero gerador de guias de tributos e outros serviços burocráticos. A frequência do contato da empresa com a contabilidade é somente quando necessário em quase todas as pesquisadas, mas maior parte delas diz analisar mensalmente os resultados da empresa. Sobre a permanência da contabilidade caso não fosse obrigatória por Lei, em sua maioria, as empresas a manteriam. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( 49 p.) : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade - Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade gerencial | - |
Título: dc.title | A informação contábil como instrumento de gestão : o papel do contador na origem da informação e na tomada de decisão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: