
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Iria Zanoni, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Eliana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1999 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68249 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68249 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Iria Zanoni Gomes | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Prof.ª Carmen Lúcia Fornari Diez | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 98-102 | - |
| Descrição: dc.description | Área de Concentração: Currículo e Conhecimento | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O seguinte trabalho discute a relação saber/poder e práticas disciplinares de controle e vigilância, na ótica de Michel Foucault. A obra 'Vigiar e Punir' (1975), dentre outras, desse filósofo francês que revolucionou o pensamento filosófico contemporâneo, dá suporte teórico a esse estudo. Os mecanismos disciplinares são analisados no âmbito escolar, em geral, e, mais especificamente, no interior da avaliação educacional, pois se pretende investigar o Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná. Nesse sentido, são feitas análises de documentos desse Programa de Avaliação (manuais e relatórios), evidenciando a presença do controle e da vigilância. Para esse estudo é importante o entendimento do discurso do ponto de vista da representação, confrontado com a análise do discurso como prática. Para tanto, recorre-se à obra de Foucault 'As Palavras e as Coisas' (1966), onde o autor analisa a trajetória do saber, mostrando sua configuração como ciência. Outra obra de Foucault que dá suporte a essa dissertação é 'A Arqueologia do Saber' (1969), que trata da mudança do discurso como representação de ideias para o discurso como prática, decisiva para o entendimento dos mecanismos disciplinares presentes nas práticas que estão expressas nos discursos a respeito da avaliação. Aborda-se também, nesse trabalho, a questão de como esses discursos estão presentes na história da educação de forma diferenciada, conforme a epistéme predominante. Nesse sentido, foi importante o olhar de vários autores, estudiosos da questão da relação de poder na avaliação. Está presente ainda nessa dissertação, o estudo a respeito da padronização curricular, diretamente relacionada com a avaliação. Toda essa discussão se revela presente nas investigações dos documentos do 'Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná'. | - |
| Formato: dc.format | 153 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: