Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Iria Zanoni, 1948--
Autor(es): dc.contributorDiez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Eliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued1999-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68249-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Iria Zanoni Gomes-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Carmen Lúcia Fornari Diez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 98-102-
Descrição: dc.descriptionÁrea de Concentração: Currículo e Conhecimento-
Descrição: dc.descriptionResumo: O seguinte trabalho discute a relação saber/poder e práticas disciplinares de controle e vigilância, na ótica de Michel Foucault. A obra 'Vigiar e Punir' (1975), dentre outras, desse filósofo francês que revolucionou o pensamento filosófico contemporâneo, dá suporte teórico a esse estudo. Os mecanismos disciplinares são analisados no âmbito escolar, em geral, e, mais especificamente, no interior da avaliação educacional, pois se pretende investigar o Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná. Nesse sentido, são feitas análises de documentos desse Programa de Avaliação (manuais e relatórios), evidenciando a presença do controle e da vigilância. Para esse estudo é importante o entendimento do discurso do ponto de vista da representação, confrontado com a análise do discurso como prática. Para tanto, recorre-se à obra de Foucault 'As Palavras e as Coisas' (1966), onde o autor analisa a trajetória do saber, mostrando sua configuração como ciência. Outra obra de Foucault que dá suporte a essa dissertação é 'A Arqueologia do Saber' (1969), que trata da mudança do discurso como representação de ideias para o discurso como prática, decisiva para o entendimento dos mecanismos disciplinares presentes nas práticas que estão expressas nos discursos a respeito da avaliação. Aborda-se também, nesse trabalho, a questão de como esses discursos estão presentes na história da educação de forma diferenciada, conforme a epistéme predominante. Nesse sentido, foi importante o olhar de vários autores, estudiosos da questão da relação de poder na avaliação. Está presente ainda nessa dissertação, o estudo a respeito da padronização curricular, diretamente relacionada com a avaliação. Toda essa discussão se revela presente nas investigações dos documentos do 'Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná'.-
Formato: dc.format153 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEnsinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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