Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade

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Autor(es): dc.contributorKnechtel, Maria do Rosário, 1930--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPlaza Coral, David Alejandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued1991-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68235-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Maria do Rosario Knechtel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós- Graduacão em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 72-80-
Descrição: dc.descriptionResumo: Diante do aumento da população idosa no Brasil e que surge a inquietação pela integração destas pessoas no seio da comunidade com o maior bem-estar possível. Uma revisão da literatura expos os diferentes aspectos que compõem o quadro do envelhecimento e que e necessário conhecer para entendermos a pessoa idosa na sua totalidade como sujeito de seu desenvolvimento. Serviu de instrumento para caracterizar a pessoa da terceira idade uma entrevista não diretiva que contemplou aspectos como identificação, família, saúde, alimentação, habitação, lazer, educação, aposentadoria, religião e sexo. Os resultados submetidos a uma analise longitudinal e transversal mostraram que a pessoa idosa quer continuar pertencendo a sociedade, quer seguir contribuindo à comunidade e só precisa da oportunidade para demonstrar que e um cidadão, como todos nós, e que merece oportunidades de participação e desenvolvimento, A pesquisa participante e claramente sugerida para investigações adicionais, sobre outras formas de integração e participação das pessoas da terceira idade através de práticas de educação permanente.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Due to the increase of the aged population in Brazil appears an inquietude to integrate these persons to the heart of the community with the best possible welfare. A revision of the theory exposes the different aspects which compose the profile of the ageing and that is necessary to know in order to understand the aged person m his totality as a subject of his development. The instrument to characterize the third age person was a non-directive interview which considered aspects such ass identification, family, health, food, housing, free time, education, retirement, religion and sex. The results submitted to a longitudinal and transverse analysis showed that the aged person wants to continue belonging to the society, wants to contribute to the community and just need the opportunity to demonstrate that he is a Citizen as all of us, and that he deserves opportunities of participation and development. Action research clearly suggested to additional investigations about other forms of integration and participation of the third age persons through practices of life long education.-
Descrição: dc.descriptionResumen: Frente al aumento de la población anciana en Brasil surge la inquietud por integrar estas personas al seno de la comunidad con el mayor bien estar posible. Una revisión de la literatura expone los diferentes aspectos que componen el cuadro dei envejecimiento y que es necesario conocer para entender a la persona anciana en su totalidad como sujeto de su desarrollo. Sirvió de instrumento para caracterizar a la persona de la tercera edad una entrevista no directiva que contemplo as pectos como: identificacion, família, salud, alimentación, habitacion, tiempo libre, educación, jubilación, religion y sexo. Los resultados sometidos a un análisis longitudinal y transversal, mostraron que is persona anciana quiere continuar perteneciendo a la sociedad, quiere se guir contnbuyendo a la comunidad y sólo necesita de la oportunidad para demostrar que es un ciudadano como todos nosotros y que merece oportunidades de participación y desarrollo. Investigación participante claramente sugerida para lnvestlgaciones adicionales sobre otras formas de integracion y participacion de las personas de la tercera edad através de prácticas de educacion permanente.-
Formato: dc.formatvi, 80 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEm busca de práticas de educação permanente para a terceira idade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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