A mediação do conhecimento via currículo : uma proposta de reflexão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoser, Alvino, 1933--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCampestrini, Danilo, 1946--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued1994-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68234-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alvino Moser-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 110-114-
Descrição: dc.descriptionResumo: A finalidade das instituições escolares é o conhecimento e a sua transmissão. Entre os diferentes tipos de saber, o conhecimento científico tem lugar de destaque. Ora, o currículo escolar é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino e, portanto, é o mediador deste conhecimento. Colocadas estas pressuposições, quer-se empreender uma busca de reflexão para determinar o modo pelo qual o currículo faz esta mediação. O objetivo deste estudo é, pois, de descobrir os "mecanismos" internos e externos, sejam pedagógicos, políticos ou epistemológicos, que orientam a escolha dos conhecimentos ou do saber escolar. Para fazer a análise, a Dissertação foi dividida em três partes. Na primeira parte estuda-se a concepção, os fundamentos e os diversos paradigmas curriculares considerados no Brasil. Esta exposição pretende fornecer instrumentos críticos para melhor compreender a questão: quais os mecanismos subjacentes à mediação curricular do saber. Este capítulo termina com um breve resumo sobre a história do currículo no Brasil que são embasados em TYLER, Michael APPLE, HABERMAS. A segunda parte trata especificamente do conhecimento em geral, do conhecimento científico e do saber escolar em particular. Faz-se isto do ponto de vista fenomenológico e com uma referência especial a FEYERABEND. Finalmente, o terceiro capítulo, a parte final, responde ao problema colocado, isto é, como se faz a seleção dos conteúdos de ensino na planificação escolar. Para isto identificam-se critérios de seleção e seus fundamentos. Conclui-se com diretrizes para uma política de conhecimento e de formação dos professores visando uma escola democrática e mais justa.-
Formato: dc.format114 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculos - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculos - Planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA mediação do conhecimento via currículo : uma proposta de reflexão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.