O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955--
Autor(es): dc.contributorBranco, Veronica, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Audrey Pietrobelli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68216-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro Soares-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Ms Verônica Branco-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 96-98-
Descrição: dc.descriptionÁrea de Concentração: Cognição e Aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho teve por objeto de estudo a análise da prática pedagógica de uma professora responsável por uma turma de contra turno de uma escola pública estadual da cidade de Ponta Grossa. Nosso intuito foi analisar o modo como o ensino da língua escrita era organizado e colocado em prática pela professora, considerando a forma como os referenciais teórico-metodológicos sugeridos para as escolas eram viabilizados na sua ação pedagógica. Buscamos ainda, verificar se o trabalho pedagógico realizado atendia à proposta oficial para classes de contra turno. Valemo-nos de uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso, considerando a natureza da investigação em questão. Os resultados provenientes da análise dos dados coletados referentes à prática pedagógica da professora denotaram que as propostas sugeridas pelos referenciais teórico-metodológicos citados neste trabalho não foram viabilizadas na ação pedagógica da professora, da mesma maneira que, os pressupostos básicos que orientam e justificam o regime de contra turno não foram atendidos. As conclusões presentes neste trabalho remetem à necessidade de se redimensionar as estratégias de formação docente, sugerindo maiores investimentos no processo de formação continuada. Além disso, trazem uma crítica sobre a proposta do contra turno, entendendo-a como equivocada e estigmatizadora.-
Descrição: dc.descriptionAbstract:The present paper had the objective of analysing the pedagogical practice of a teacher in leading a reinforcing at a state school in the city of Ponta Grossa. Our goal was to analyse the form the teaching of written language had been organized and put into effect by the teacher, considering the manner the methodological-theoretical references suggested for the schools were pedagogically being realized. We were seeking to check whether the accomplished task had fulfilled the official proposition for reinforcing studies. We have made use of a qualitative methodology to study the case, taking into consideration the nature of the related investigation. The results from the data analyses concerning the teacher's pedagogical performance remarked that the suggested theoretic-methodological propositions were not achieved on account of the pedagogical misconduct of the teacher; likewise, the basic presuppositions that orientate and justify the reinforcement were not answered. The conclusion from this work points out the need of restructuring the strategies for teacher staffing, suggesting higher investments on continued formation process. Moreover, it brings a criticism concerning the reinforcement proposition, considering it as misunderstood and stigmatizing.-
Formato: dc.format119 f. +anexos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectCaligrafia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Conhecimentos e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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