Ensinar : compromisso político de alfabetizadores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLuz, Araci Asinelli da, 1948--
Autor(es): dc.contributorMotta, Casemiro José-
Autor(es): dc.contributorRubin Barrio, Sebastiana-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.contributorFundação Educacional do Norte Catarinense. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino-
Autor(es): dc.creatorSouza, Márcia Bechel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:34:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:34:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued1992-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68212-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Casemiro José Motta ; Sebastiana Rubim Barrio-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Educacional do Norte Catarinense, Fundação das Escolas do Planalto Norte Catarinense, Curso de Especialização em Metodologia de Ensino-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve por objetivo delinear a prática pedagógica do alfabetizador, com perspectivas de esclarecer os fatores que interferem na concretização de propostas de ensino que forneçam à criança suporte às situações do cotidiano e seu 'processo de interação (VIGOTSKY). Assim sendo, o interesse específico desse trabalho teve como foco, Ensinar: Compromisso Político de Alfabetizadores. Para alcançar esta grande meta, abordou-se quatro tópicos, o que de mais relevante havia na história da alfabetização: 1 - Retrospectiva histórica da alfabetização; 2 - Condições de aprendizagem; 3 - Resistência do professor frente a novas propostas de ensino; 4 - Novas perspectivas de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida através da aplicação de um questionário entregue 16 (dezesseis) professores pertencentes a rede estadual de ensino. Ao concluir-se essa pesquisa vê-se a necessidade dos professores refletirem até que ponto a sua prática pedagógica cria transformações psico-sociais.-
Formato: dc.format58 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Aspectos políticos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores alfabetizadores-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica e educação-
Título: dc.titleEnsinar : compromisso político de alfabetizadores-
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