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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Nonato, Antonia Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1980 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68189 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68189 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Zelia Milléo Pavão | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor der Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 109-112 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho foi a investigação das relações existentes entre o estudante de segundo grau e o respectivo ensino profissionalizante realizado através da avaliação das atitudes. A abordagem desenvolvida consistiu em caracterizar: a) a natureza das relações estabelecidas entre a juventude (adolescência) e a sociedade, a partir da concepção daquela, desenvolvida nas diferentes culturas denominadas estáticas ou dinâmicas, de acordo com o grau de participação que lhe e atribuído. Um princípio básico deveria ser colocado como norma destas relações - o de reciprocidade entre Juventude e sociedade. b) as relações estabelecidas entre o sistema educacional brasileiro, em especial, o escolar e o processo de desenvolvimento econômico, tal como acontece numa sociedade estratificada como a nossa, e que se reflete na estrutura ocupacional desenvolvida. Nesta conjuntura de fatores, o ensino profissionalizante encontra explicação a sua natureza e organização, tal como se observa da fisionomia da proposta, do quadro institucional em que se apoia e do stratus legal que orienta a sua implantação. Em constante contato com o social o adolescente internalizou ao longo de sua pequena existência, crenças, valores, preconceitos, etc. referentes às expectativas que a sociedade alimentava com respeito à educação que lhe destinava, entre outros. Essas influências e determinismos, constituindo parte de seu ambiente acabaram adquirindo para ele caráter de condições objetivas. Essas condições objetivas, que compartilha com o grupo de origem ou de experiência e que passa a sentir como próprias, denunciam nele a presença de uma organização intrapsíquica. Esta organização intrapsíquica lhe permite configurar o mundo, percebendo-o e representando-o à sua maneira. O sistema de constructos estão tal como vem nominado pela teoria de complexidade cognitiva, e que constitui a base da elaboração das atitudes. Do grau de desenvolvimento dessa organização intrapsíquica, bem como do grau de relação que estabelece com a complexidade da informação e que vai decorrer a facilidade ou não de a pessoa conseguir processar as influências novas, ambíguas ou contraditórias. Se houver compreensão, a crença se modificara, graças à informação recebida, e as influências assimiladas. A atitude se mostrara favorável ou não à modificação introduzida. Caso contrário, a consistência e quebrada, e a dissonância se estabelece. A proposta profissionalizante exigia modificações profundas nas crenças dos estudantes. Conseguiu estabelecer a dissonância. A busca do equilíbrio se faz com a valorização do vestibular. Na sua atitude surgem as contradições que refletem a estrutura do social. O ensino profissionalizante desperta pouco interesse entre a classe ainda voltada a educação como meio de ascensão social. O ensino profissionalizante continua sendo considerado uma chance para os que não tem condições de cursar a faculdade. Seu caráter compulsório não conta com a aceitação da maneira dos estudantes deste nível. A falta de mercado de trabalho, de empregos, a queda na qualidade do ensino, são os argumentos em que baseia sua atitude. | - |
| Formato: dc.format | 121 f. + anexos : il., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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