Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Klüppel, Marcos Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Alfeu Wilbar Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1980 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68182 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Eduardo Klüppel | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 84-90 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo constitui uma contribuição ao repensar do estágio do desempenho do processo legislativo do ensino brasileiro. Pretende indicar alguns caminhos para a compreensão concreta, para uma visão crítica da alternativa educacional que é a normatização do ensino como instrumentalização do processo educacional. Pretende questionar a atitude do educador, incompatível com as possibilidades de seu trabalho libertador, na medida em que conhecer a dimensão de dependência a um legalismo castrador, reforçador de um sistema educacional sem perspectivas, nem prospectivas para o povo brasileiro. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study is a contribution to the analysis of the developmental level of the Brazilian instruction's legislative process. It intends to indicate a few ways to reach at an objective understanding necessary for a critical view of the educational alternative, that is, the regulation of instruction as an instrument of the educational process. The study intends to question the educator's attitude, considered incompatible with the possibilities of his liberating job, in the extent of his knowledge of the dependency to a castrating legalism which reinforces an educational system without perspectives or prospectives to the Brazilian people. | - |
Formato: dc.format | 90 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: