Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Tomás Sparano, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de Crédito-
Autor(es): dc.creatorKunzler, Cirio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:19:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:19:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68159-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68159-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Tomas Sparano Martins.-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de MBA em Banking para Cooperativas de Crédito-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo :O presente artigo analisa os fatores que influenciam maior participação dos associados nas Assembleias de Núcleos da agência de Dez de Maio, em relação à agência Toledo Centro da Sicredi Progresso PR/SP. A cooperativa como empreendimento coletivo de propriedade dos associados, deve em todo momento prestar contas de suas ações e resultados. O associado também deve definir os rumos do negócio e a Assembleia é o momento apropriado para essa decisão. Por isso a participação do maior número de associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Para cumprir o propósito desse estudo, realizou-se pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando como método de coleta de dados a aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Na agência de Dez de Maio, o índice atual de participação dos associados nas assembleias é de 51,02% e na agência Toledo Centro é de 16,42%. Essa diferença motivou a realização de uma investigação a respeito dessa divergência. Para uma cooperativa de crédito se desenvolver e ampliar seu quadro social, como também o uso dos produtos e serviços oferecidos, é fundamental que o associado como dono do negócio seja esclarecido, quais são os seus direitos e deveres, como ele pode e deve participar mais ativamente no desenvolvimento e na gestão da cooperativa. Essa pesquisa teve seu objetivo cumprido, pois revelou motivações importantes que propiciam condições de melhoria, visando ampliar a participação dos associados nas assembleias.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 21 p.) : il. color., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEndomarketing-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas de crédito-
Título: dc.titleAplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.