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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Teodorovicz, Jeferson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Tonkelski, Karen Luana, 1996- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/68147 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68147 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Jefferson Teodorovicz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho apresenta um estudo referente a implementação e regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, inaugurados através da modalidade de economia compartilhada, fruto da globalização. No Brasil, a chegada de aplicativos como Uber acabou gerando múltiplas discussões, por se tratar de um novo nicho de serviço, não discriminado especificamente em nenhuma legislação vigente, gerando assim um conflito entre a modernidade (Uber) e a tradicionalidade (Táxis). Além de possuir legislação específica, a implementação dos aplicativos de transporte conta com o amparo constitucional através de princípios como a livre iniciativa, atendendo por fim, o interesse da coletividade. O presente trabalho tem como metodologia revisão bibliográfica, pesquisa jurisprudencial e pesquisas em portais de notícias. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This article presents a study regarding the implementation and regulation of transportation apps, based in shared economy modality, a result of globalization. In Brazil, apps like Uber arrived side by side with countless discussions due to be a new type of service not specified in any local legislation of that time, creating conflicts between the modernity (Uber) and traditionality (taxi). In Brazil, the arrival of applications such as Uber ended up generating multiple discussions, as it is a new service niche, not specifically discriminated against in any current legislation, thus generating a conflict between modernity (Uber) and traditionality (Taxis). In addition to having specific legislation, the implementation of transportation applications relies on constitutional protection through principles such as free enterprise, ultimately meeting the interest of the community. This study consists in bibliography review, jurisprudential research and news websites researches. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 27 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores autônomos - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Taxis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia compartilhada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livre iniciativa - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motoristas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações trabalhistas - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação de emprego | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos - Recursos eletrônicos de informação | - |
| Título: dc.title | Taxi versus Uber : upgrade tecnológico e o choque com a economia tradicional | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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