Avaliação do índice ANEEL de satisfação do consumidor das empresas distribuidoras de energia elétrica listadas na Bolsa de Valores

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Autor(es): dc.contributorBarros, Claudio Marcelo Edwards, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Caroline Szpanick de, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:35:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:35:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68132-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68132-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Claudio Marcelo Edwards Barros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo :Este estudo refere-se à avaliação do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor das empresas distribuidoras de energia elétrica, bem como à verificação de correlação entre o índice da ANEEL com indicadores de desempenho e de valoração. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como de natureza exploratória e descritiva quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos utilizou-se tipologia de pesquisa documental e bibliográfica, aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa. Para entender o índice da ANEEL, foi realizado um estudo na literatura especializada da área, desde a reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro, órgãos reguladores, agentes de mercado, ambiente de contratação regulado e livre, bem como eficiência energética e sustentabilidade. Para responder a questão de pesquisa, utilizou-se amostra de 19 empresas distribuidoras de energia elétrica listadas na bolsa de valores no período de 2010 a 2016. Trata-se de um estudo hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. A variável dependente de pesquisa é o próprio índice da ANEEL. Tem como variáveis independentes os indicadores de desempenho e os de valoração. São elaboradas 4 hipóteses de pesquisa, sendo 2 para correlação entre o fator Iasc e fator de desempenho e 2 para correlação entre o fator Iasc e fator de valoração. Para a correlação entre fator Iasc e fator de desempenho é rejeitada a hipótese nula, que afirma que não há correlação entre o fator Iasc e o fator de desempenho, sendo relevantes ao nível de significância de 1%. Para a correlação entre fator Iasc e fator de valoração não se pode rejeitar a hipótese nula, que afirma que não há correlação entre o fator Iasc e o fator de valoração, devido ao p-valor ser superior a 5%. Estes resultados sustentam a dedução de que o Iasc pode aumentar o desempenho das empresas distribuidoras de energia elétrica, porém, não é possível afirmar se existe relação do Iasc no aumento de valor das empresas estudadas.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 79p.) : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAgência Nacional de Energia Elétrica (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do consumidor-
Título: dc.titleAvaliação do índice ANEEL de satisfação do consumidor das empresas distribuidoras de energia elétrica listadas na Bolsa de Valores-
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