Um pensamento "outro" : o Pronera no direito UFPR

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Autor(es): dc.contributorPazello, Ricardo Prestes, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito-
Autor(es): dc.creatorHupp, Ana Paula Martins, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/68119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/68119-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Ricardo Prestes Pazello-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa parte da teoria crítica à colonialidade/modernidade desenvolvida por pensadores e pensadoras que falam de onde pisam: a América Latina. O foco da pesquisa é a tríplice da colonialidade: poder-saber-ser. Assim, buscaremos abordar a relação entre os saberes modernos e a estrutura colonial de poder, bem como localizá-los no chamado "modelo central" da educação jurídica ministrada nas faculdades de direito do país, em que pese, ainda carrega em suas estruturas, disciplinas, avaliações, investigação, uma herança colonial, voltando-se para uma parcela da sociedade composta por homens, brancos, heterossexuais e de classes favorecidas. Desse modo, mesmo não conseguindo alterar por completo o sistema e ensino, algumas faculdades, especialmente grupos nelas inseridos, têm insurgido na luta por propostas contra hegemônicas, com destaque para o PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, de forma que, a Turma Nilce de Souza Magalhães ou o PRONERA no curso de direito da UFPR, traz para dentro da produção do conhecimento um pensamento "Outro", emergido do povo subalterno que se encontra à margem do padrão mundial do poder e em que seus integrantes são em sua grande maioria: mulheres, negras, camponesas ou de comunidades tradicionais.-
Descrição: dc.descriptionResumen: La presente investigación parte de la teoría crítica colonialidad/ modernidad desarrollada por pensadores y pensadoras que tienen como lugar de habla: la América Latina. El foco de la pesquisa es la triplice de la colonialidad: poder-saber-ser. Así, buscaremos abordar la relación entre los saberes modernos y la estructura colonial del poder, bien como localizarlo en el llamado "modelo central" de educación jurídica ministradas en las facultades de derecho del país, que todavía comporta entre sus disciplinas, evaluaciones e investigaciones derivadas del colonialismo y generalmente compuesta por hombres, blancos, heterosexuales pertenecientes de una clase social privilegiada. De este modo, mismo no consiguiendo estremecer por completo las estructuras del sistema de enseñanza tradicional, algunas facultades se han planteados propuestas contra hegemónicas, entre ellas PRONERA- Programa Nacional de Educación para la Reforma Agrária, de forma que la Turma Nilce de Souza Magalhães o PRONERA en la Universidad Federal de Paraná, coloca en relieve un pensamiento "Otro", desde la mirada de un pueblo subalterno que está al margen de la hegemonía del poder y en su mayoría integrado por mujeres, negras, camponesas o de comunidades tradicionales.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 72 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDireito - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectColonialismo-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à justiça-
Título: dc.titleUm pensamento "outro" : o Pronera no direito UFPR-
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