Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rauen, Fábio José | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Kaplum, Nilce Marinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1992 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67957 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67957 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Fábio José Rauen | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de pesquisa visou diagnosticar a visão que os alunos das 1ª séries do 2º grau têm sobre sexualidade, pois percebe-se que se dá pouca relevância ao tema no 1º grau. Í Buscamos através de uma entrevista verificar a maneira que a escola vem trabalhando o tema e qual o conhecimento que lhes foi repassado nas aulas de Ciências no 1º grau. Através de questões fundamentais em conhecimentos científicos e questões abertas sobre sexualidade, pode-se concluir que a escola não está abordando, ao nível de lº grau, uma Educação Sexual voltada a fatores biopsicossociais, primando apenas na disciplina de Ciências, um conhecimento sobre morfologia e fisiologia, também repassados de maneira inadequada, o que dificulta a assimilação e contextualização desses conceitos. Nota-se que os meios de comunicação estão na frente da escola no papel de informação, e que as relações entre professor e aluno não convergem para uma abordagem mais clara e abrangente sobre sexualidade. É preciso que os professores revezam seu planejamento e priorizam com maior enfoque o tema Educação Sexual sob a ótica da realidade vivida pelo aluno, e não visão mecânica encontrada especialmente nos livros didáticos que tratam sobre o tema. | - |
Formato: dc.format | 41 f. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Título: dc.title | O compromisso da educação sexual nas escolas na óptica dos educandos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: